Lista de tópicos

  • Notícias 2018-2019

    Bem vindo. Aqui serão publicadas todas as Notícias relacionadas com o Agrupamento.

    - Pode consultar a informação relativa ao ano letivo de 2017/18 aqui.

    • 12-12-18_Corta Mato Município de Aveiro

      Escola Secundária Dr. Mário Sacramento: 6 triunfos coletivos no Corta Mato Município de Aveiro realizado em 12 de dezembro no Parque da Cidade.
      Infantis masculinos e femininos; Iniciados masculinos e femininos; e Juvenis masculinos e femininos.
    • 17-11-18_Literacia 3DI

    • 16-11-18 _Exposição de fotografia “Nos Limites da Ciência: A investigação portuguesa no Ártico e Antártica"

    • 18-10-18_Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos

      Hoje, dia 18 de outubro, assinalou-se o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, iniciativa instituída pela União Europeia desde 2007, com o objetivo de sensibilizar cidadãos e governos para uma das mais graves formas de violação dos direitos humanos. Portugal tem sido origem, destino e rota de passagem de milhares de vítimas, sob o quase desconhecimento do público em geral. A partir da crescente sinalização de casos pelo Observatório de Tráfico de Seres Humanos, Portugal, em conjunto com a comunidade internacional, tem desenvolvido medidas de prevenção, investigação e penalização desse crime, mas o combate deve envolver necessariamente toda a sociedade civil. Nessa medida, a Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos (RRCAPVTSH)* tem elaborado anualmente um plano de atividades em parceria com outras entidades governamentais e não governamentais, alargada aos municípios e, nesse contexto, às escolas. Os alunos da turma 12ºG da nossa escola aceitaram essa tarefa, abordada no contexto da disciplina de Sociologia e do projeto Escola Aberta, Sociedade Aberta. Assim, no dia 12 participaram numa ação de formação realizada pela equipa técnica multidisciplinar da * RRCAPVTSH. Hoje, dia 18, dinamizaram ações de rua que decorreram simultaneamente em vários locais da cidade, destacando-se, na praça Joaquim Melo Freitas (aos Arcos), o seu trabalho de dramatização a partir da recolha de testemunhos de vítimas de diferentes nacionalidades. Nestas abordagens de rua participaram também alunos da Escola Secundária Homem Cristo, EPA e Oficina de Música de Aveiro.
    • 12-10-18_“A Maior Lição do Mundo” com a presença do Presidente da República

      O Jardim de Infância de Leirinhas/Aradas, do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento de Aveiro esteve presente na “Maior Lição do Mundo” em Alcanena. Para apresentar o “Estendal dos Direitos”, um desafio lançado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Aveiro (CPCJ), no ano em que se assinalou o 28º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança. 

      O Jardim de Infância de Leirinhas/Aradas, do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento de Aveiro esteve presente na “Maior Lição do Mundo” em Alcanena. Para apresentar o “Estendal dos Direitos”, um desafio lançado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Aveiro (CPCJ), no ano em que se assinalou o 28º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança. 

      “A Maior Lição do Mundo” tem como objetivo contribuir para a reflexão e ação no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, nomeadamente o objectivo 4 - Educação de Qualidade – numa parceria entre o Ministério da Educação e o Comité Português para a UNICEF.

      O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa foi o convidado especial para uma aula conduzida pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, com os alunos dos vários ciclos de escolaridade, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário. 

      A maior lição que se pode retirar desta comemoração foi proferida pelo Professor Marcelo Rebelo de Sousa aquando do encerramento “O mais importante na escola é aprender a estar com os outros e aprender a gostar dos outros”. Esta iniciativa está associada às Comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da Adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

    • 21-9-18_Bolsas de Mérito 2018-2019

      Avisam-se os alunos que o prazo de candidatura à Bolsa de Mérito para o ano letivo 2018-2019, termina dia 30 de setembro.

    • 18-9-18_Bandeira Verde

    • 1-9-18_Início das aulas/ Receção aos alunos e Enc. Educação e Pais

      De 11 a 14 de Setembro

      Reunião das Educadoras (Pré-Escolar) com os Pais/EE, Representante da Autarquia e Associação de Pais.Estas reuniões realizar-se-ão em cada um dos Jardins de Infância de 11 a 14 de setembro, pelas 18h00 (ver convocatória em cada JI)

      Dia 14 de setembro de 18

      09h00 às 12h00 Início das aulas, com a apresentação para os alunos do 1º ano, do 1ºCEB

      15h00   Início das aulas, com a apresentação para os alunos do 5º e 7º anos, da EB de Aradas, realizada pelos Diretores de Turma


                   Início das aulas, com a apresentação para os alunos do 7º e 10º anos, da ESMS, realizada pelos Diretores de Turma (no curso profissional também com os diretores de curso) 

      17h30  Reunião com os Pais/EE dos alunos dos 5º e 7º anos na Escola EB de Aradas, realizada pelos diretores de turma


                   Reunião com os Pais/EE dos alunos dos 7º e 10º anos na ESMS, realizada pelos diretores de turma (nos cursos profissionais também os diretores de curso)

      Dia 17 de setembro de 18

                    Início das aulas para todas as turmas de acordo com o horário