Lista de tópicos

  • Descrição do projeto

    O Planeta está a avisar-nos e a dar um SOS. Com este projeto vamos ouvir o nosso  Planeta e tomar consciência de que o aquecimento global é uma realidade. Temos de decidir as ações a tomar para parar este desastre natural. A diminuição do gelo do mar por mais de meio milhão de quilômetros quadrados ao longo dos últimos 25 anos é o sinal para que nos apressemos, para não perder o nosso planeta. O aquecimento global provoca a morte de ursos polares! O urso polar simboliza, no nosso projeto, o mundo perfeito, sem poluição, sem efeito de estufa, sem desperdício de energia e água . Há que desenvolver a consciência ambientalista para chegar a este mundo perfeito. Por isso, temos que começar pelos nossos alunos, para a seguir envolvermos  as suas famílias e chegar então à comunidade em geral.
    Durante o projeto, os alunos desenvolveram atividades, no sentido de :
    - Proteger as nossas fontes naturais, como a  floresta plantando árvores e organizando um jardim  a partir de plantas originais e especiais de nossos países ;
    - Recolher materiais recicláveis para fazer esculturas originais, cartazes e colagens ;
    -Conhecer e comparar as principais belezas naturais dos seus países, publicando um álbum com fotos;
    - Identificar os problemas do meio ambiente , procurar soluções, quer através de pesquisas, entrevistas, visitas guiadas a locais protegidos e divulgá-las à comunidade;
    - Aplicar no seu dia a dia, o que aprenderam, escrevendo sobre suas experiências;
    - Identificar e prevenir os efeitos  do aquecimento global ;
    - Comparar os resultados de estudos com os países parceiros;
    - Publicar  uma brochura, incluindo os nossos estudos, as pesquisas.

    • Entrevista a um habitante local

      Cada país parceiro procedeu à elaboração de uma entrevista a um habitante local, a fim dos  alunos/professores e comunidade em geral, tomarem conhecimento das alterações provocadas ao nível da costa e/ou paisagem.
      Cada país apresentou-a em suporte digital e em formato de papel, tendo as mesmas sido compiladas num ebook e imprimidas num livro, o qual foi oferecido a cada parceiro. Os alunos envolvidos no projeto entrevistaram o arquiteto Jorge Ventura da Cruz.
      Conforme previsto no projeto, fez-se o concurso para a melhor ilustração.